logo preta zazen.png

bloG

Férias instantâneas da mente - o poder da Meditação

April 7, 2020

Assim como nosso corpo precisa de movimento e atividade, a nossa mente também precisa passar por treinamento e é através da meditação que conseguimos exercitar os músculos do nosso cérebro. Uma rotina que pode nos ajudar a desacelerar e deixar fluir a vida de forma mais consistente. 


Existem vários tipos de meditação, mas o objetivo comum entre todos eles é: acalmar a mente, observar os pensamentos e emoções sem se apegar a nenhum deles, apenas deixar fluir e concentrar a atenção em um único ponto de meditação.


A prática basicamente indica se sentar em uma posição confortável, com as costas eretas e se concentrar na respiração. Qualquer um pode meditar e, se possível, todos os dias, nem que seja por poucos minutinhos, pois já percebe-se os resultados e os benefícios desde as primeiras práticas. Com o foco apenas no ar que entra e sai pelas narinas, é possível frear o turbilhão de pensamentos e clarear o horizonte mental. Apenas estar presente e relaxar.

 

A meditação também é um método excelente para ensinar a mente a fluir com eficiência, tornando-se um forte antídoto contra esse estilo de vida frenético que adotamos cada vez mais, onde o celular e suas milhares de notificações que comandam nossa vida e as nossas prioridades. Estamos cada vez mais ansiosos, com tantas demandas e respostas urgentes, a nossa mente trava, até as máquinas travam, é preciso dar esse descanso para nós mesmos, hoje, todos os dias, nunca podemos esquecer de dar prioridade a nossa saúde e bem estar, porque, aí sim, fica difícil realizar todo o resto.


E um dos erros mais comuns quando iniciamos a praticar é já ficarmos obcecados em meditar de forma perfeita. Vamos com calma e paciência porque o mais importante é se concentrar nessa maravilhosa viagem.


São tantos pensamentos, ideias e emoções, mas o segredo é não se incomodar com isso, só deixar eles passarem, sem julgá-los nem negá-los, como uma nuvem que atravessa o céu. Eles são apenas momentâneos e um entre milhões, mas, isso se aprende com a prática mesmo. E basta pisar no freio para já nos sentirmos mais leves e respirando novos ares,como umas férias instantâneas.

 

Um texto baseado no livro Ikigai, os segredos dos japoneses para uma vida longa e feliz. De Héctor Garcia e Francesc Miralles

Please reload

ÚLTIMAS POSTAGENS

Please reload

ARQUIVO

Please reload

TAGS

ESPAÇO ZAZEN - Mais que um espaço, um estilo de vida!

Rua Novinda Pires, nº15, Bairro Aldeota - Fortaleza/CE - Brasil

zazenespaco@gmail.com |Telefone - 85 21816751

 

©2018 by espaço zazen