logo preta zazen.png

bloG

Sustentabilidade: como garantir que teremos água para coar café...e a chatice de ser sustentável.

October 14, 2018

"Sustentabilidade é um assunto chato porque ela se tornou uma obrigação e não uma rotina."

 

Se existe palavra mais chata no tempo em que vivemos que “sustentabilidade” eu desconheço. Tudo que você vai fazer hoje sempre terá alguém para te cutucar e alertar “ei, não joga na rua, sabe quanto tempo isso demora pra se degradar?” ou então quando você está em um restaurante, bar ou lanchonete, já percebeu que a maioria agora dos garçons e garçonetes estão te oferecendo o canudo e não te entregando? “Mas você sabe como eles são despejados? Sabe o que um canudo de plástico pode causar a um animal?”. Hoje a moda é usar canudos de papel e até já vi de vidro que acompanha o próprio limpador.

 

Sustentabilidade hoje está parecendo aqueles veganos radicais que não se contentam apenas em seguir o estilo de vida que escolheram, eles sentem uma necessidade gigantesca de postar no Instagram, a cada cinco minutos, filhotes de porcos com a seguinte legenda: “veja o seu bacon quando é filhotinho” e se ninguém curte ou comenta, eles vão te encher o saco no direct. Já percebeu isso? Bom, eu vou te dizer uma coisa: está tudo errado!

 

Sustentabilidade é um assunto chato porque ela se tornou uma obrigação e não uma rotina. Não deveríamos ter sido alertados de que os recursos estão acabando para termos que agir de outra forma, sermos forçados a pensar de forma diferente, tomarmos outros caminhos, fazermos campanhas de conscientização do uso da água, do consumo de plásticos e por aí vai. Agora você está aí, todo preocupado(a) porque amanhã pode não ter água para beber, tomar banho, coar café... Sem água para coar café! Já pensou? Isso sim seria um desastre!

 

Por hora, sejamos realistas: não tem como a gente mudar o passado. Fomos criados desta forma, aprendemos assim, fizemos até hoje dessa maneira e funcionou, até o momento em que acionaram as sirenes do desperdício. E agora? Bom, agora ficou fácil (ou muito difícil para alguns): você tem que pensar e agir. Veja só, eu sou designer de interiores e na minha profissão essa palavra é empurrada goela abaixo dos profissionais. E todos praticam, certo? Claro que não! Mais vale um cliente gastando rios de dinheiro com um vaso sanitário extraplanetário que ninguém nem sabe como funciona (exatamente, ninguém sabe aonde sentar) que um cliente que tem um investimento escasso. E sabe por que isso acontece? Por preguiça de pensar! Não precisa pesquisar muito, se cansar, fazer estudos, é só escolher e pedir para o cliente sair comprando. E o nosso cérebro adora isso. A lei do mínimo esforço prova essa teoria.

 

Portanto, eu quero te dar uma péssima notícia: quanto mais você força seu cérebro a pensar, mais ele te odeia. E está tudo bem. Mudar sua linha de raciocínio e forçar seu cérebro a trabalhar são situações que se feitas com frequência, tornam-se hábito e, consequentemente, rotina. Você passa a desenvolver e ter, naturalmente, um comportamento sustentável, desde atitudes a pensamentos. “Ah! Mas é muito fácil falar! Quero ver conseguir!” Se você pensa assim, só perdeu um enorme tempo de sua vida monótona lendo este artigo até aqui. A verdade dói.

 

Mas, eu tenho uma boa notícia! Você está vivo(a) e tem chance de sair do estágio de sobrevivência para vivência. Qualquer situação é difícil quando você só enxerga o problema. Tente ver o mundo de outra forma, volte a ser criança, torne-se ou fique mais criativo(a) – criatividade não é um dom, é uma habilidade - pratique yoga, ajude alguém, doe dinheiro, doe sangue, doe sorrisos e abraços, tome um porre de vez em quando também (mas sempre acompanhado(a) de amigos, ok?), experimente sensações, pessoas, lugares, sabores... Junte todos esses inputs e você terá soluções mais criativas, consequentemente, sustentabilidade vai deixar de ser um assunto chato.

 

Afinal, você sabe o que um canudo de plástico pode causar a um animal?

 

Texto escrito por Raíssa Lima – Designer de Interiores e Especialista em Arquitetura e Iluminação.

 

Referências

DUHIGG, Charles. O Poder do Hábito. Rio de Janeiro, 2017.

DWECK, Carol S. Mindset A Nova Psicologia do Sucesso. Rio de Janeiro, 2018.

Please reload

ÚLTIMAS POSTAGENS

Please reload

ARQUIVO

Please reload

TAGS

ESPAÇO ZAZEN - Mais que um espaço, um estilo de vida!

Rua Novinda Pires, nº15, Bairro Aldeota - Fortaleza/CE - Brasil

zazenespaco@gmail.com |Telefone - 85 21816751

 

©2018 by espaço zazen