logo preta zazen.png

bloG

Moon Day - Qual a relação com o Yoga?

December 6, 2018

Na tradição do Ashtanga Yoga estilo Mysore, método desenvolvido por Sri K. Pattabhi Jois, não se pratica nos dias de lua cheia e lua nova. Mas você já sabe o motivo?

 

 

O corpo do ser humano é majoritariamente constituído por água (cerca de 70%) e, assim como as fases da lua influenciam as marés, acredita-se que também exercem influência no nosso corpo. Nossa energia fica mais instável nesses dias, o que tem implicações no nosso corpo e na nossa mente, deixando-nos mais propensos a lesões durante a prática. A energia da lua cheia corresponde ao final da inalação quando a força do prana é maior. Sendo esta uma força expansiva, tendemos a nos sentir mais enérgicos, obstinados, emotivos e com a mente mais inquieta e dispersa. Já na lua nova, a energia corresponde ao final da exalação quando a força de apana é maior. Esta é uma força que se contrai e se move para baixo, o que traz um comportamento mais introspectivo e faz nos sentir mais calmos, densos e rígidos, inclusive para o esforço físico.

 

Quando perguntado sobre o assunto, Guruji costumava dizer “Dois planetas (grahas) um lugar, muito perigoso!”. Isto quer dizer que nesses dias, o sol e a lua estão na mesma linha em relação ao planeta terra e como consequência, suas forças gravitacionais são todas combinadas, sendo o efeito dos "planetas" bem mais pronunciado. É válido lembrar o efeito desse movimento sobre as marés, quando ficam mais altas e mais baixas nestes dias.

 

Com a prática constante por um longo período de tempo, podemos nos reconectar com os ritmos da natureza e perceber sua influência no nosso corpo e mente. Em uma prática regular de ásanas, realizada seis dias na semana, os dias de pausa são importantes para o descanso e regeneração do corpo. O chamado "dia da lua"  vem como uma pausa adicional muito bem-vinda.

 

Por isso, desfrute a lua cheia, observe seu corpo, sua energia e aproveite para entrar em contato com a natureza! Bom descanso!

 

Raquel Veríssimo - professora de Ashtanga Yoga do Espaço Zazen, Psicóloga e colunista do Blog Zazen.

 

Please reload

ÚLTIMAS POSTAGENS

Please reload

ARQUIVO

Please reload

TAGS

ESPAÇO ZAZEN - Mais que um espaço, um estilo de vida!

Rua Novinda Pires, nº15, Bairro Aldeota - Fortaleza/CE - Brasil

zazenespaco@gmail.com |Telefone - 85 21816751

 

©2018 by espaço zazen