logo preta zazen.png

bloG

QUARENTENA - 08 DICAS PARA DRIBLAR A ANSIEDADE

March 26, 2020

 

O ano de 2020 já está sendo considerado pelas pessoas como o mais longo dos últimos tempos. Tanto criticamos as dificuldades e morosidade do ano de 2019...mas mal sabíamos o que nos esperava neste ano! Estamos passando por um momento em que o distanciamento social, o home office, a convivência com quem compartilhamos a casa e o medo se fez presente de forma impositiva em nossas vidas.

 

Estar seguro é o que importa mas também é preciso estar atento à tristeza, ansiedade e depressão que podem surgir sorrateiramente. Estas são reações naturais ao isolamento, à falta de controle da nova rotina, ao medo e à preocupação. Mas felizmente existem estratégias que podem ajudar a lidar com isso tudo. Vamos às dicas!

 

1 RECONHECER A SITUAÇÃO E ACEITÁ-LA

 

Esse é o primeiro passo! Tentar resistir à  realidade aumenta a ansiedade. Lembre-se que você não está passando por isso sozinho. Apenas esteja ciente do que você anda sentindo sem julgamentos e lembre-se que outras milhões de pessoas estão passando pelo mesmo.

 

2 PRATIQUE ATENÇÃO PLENA

 

Se você nunca praticou yoga ou meditação antes, essa é a hora. As nossas professoras estão constantemente fazendo lives online gratuitas. É uma ótima oportunidade de conhecer as práticas e voltar a atenção para o momento e para o seu interior.

 

3 TENHA UMA ROTINA

 

Ter uma rotina dá estrutura para seu dia e sua mente, reduzindo a ansiedade. Estruture seu dia dividindo-o entre atividades domésticas, trabalho, lazer e ócio. Faça uma listinha de tarefas, procure comer de forma saudável e pratique alguma atividade física. Isso vai te dar uma sensação de controle sobre sua vida mesmo no caos que estamos vivendo.

 

4 VIVA UM DIA DE CADA VEZ

 

Ficar conjecturando situações e cenários futuros não vai fazer bem para você.Viva o hoje e o agora. Proteja a si e a sua família e siga a sua rotina programada.

 

5 APROXIME-SE

 

Mesmo com o distanciamento físico, podemos aproveitar o momento para nos reaproximar de pessoas que gostamos e nos fazem bem mas que o dia a dia afastou. Dê um telefonema, mande uma mensagem, se aproxime. Isso vai te dar um conforto no coração.

 

6 MOVE YOUR BODY

 

OK, o ZAZEN está fechado e sua academia provavelmente também. É hora de ter mais autonomia e automotivação. Mesmo somente alguns minutinhos por dia vai te proporcionar uma injeção de ânimo e energia. Existem muitas academias e estúdios fornecendo aulas ou programas de treino online. Aproveite para conhecer novas modalidades e mexer o corpo.

 

7 LIMITE A QUANTIDADE DE NOTÍCIAS

 

O noticiário está nos bombardeando de constantes atualizações sobre o surto de COVID-19. Claro que manter-se informado é importante, mas que tal filtrar apenas 2 ou 3 veículos informativos confiáveis? Além disso, é importantíssimo reservar apenas algum momento do dia para se atualizar das informações. Assim você evita fake news, sobrecarga de informação e do emocional.

 

8 CASO NADA FUNCIONE, PROCURE AJUDA

 

Se a ansiedade e/ou depressão estão afetando diretamente sua capacidade de se manter ativo e produtivo, procure ajuda. Conversar com alguém de confiança pode ajudar. Conversar com um psicólogo pode ajudar mais ainda. O Conselho Federal de Psicologia liberou o atendimento online dos profissionais da área, permitindo que pessoas que não estão lidando bem com o confinamento e os sentimentos de medo e preocupação possa ter ajuda qualificada para isso. Não é vergonha pedir ajuda!

 

Se você acha que esse post pode ajudar de alguma forma alguém que você ama, compartilhe. Vamos disseminar coisas boas e relevantes também!

 

Texto de Clah Landim - Sócia diretora do Zazen, marketer, designer, metida a artista e apaixonada por bem-estar e qualidade de vida.


 

Please reload

ÚLTIMAS POSTAGENS

Please reload

ARQUIVO

Please reload

TAGS

ESPAÇO ZAZEN - Mais que um espaço, um estilo de vida!

Rua Novinda Pires, nº15, Bairro Aldeota - Fortaleza/CE - Brasil

zazenespaco@gmail.com |Telefone - 85 21816751

 

©2018 by espaço zazen