logo preta zazen.png

bloG

Confraternizações e alimentação saudável - Aprenda a fazer escolhas conscientes

December 22, 2018

Final de ano e comemorações sempre parecem difíceis para quem segue algum plano alimentar ou orientação nutricional, muitos evitam até de buscar orientação profissional nessa época do ano. Entretanto é tudo uma questão de comportamento e escolhas.

 

É muito comum vermos listas com infinidades de alimentos ou condutas a serem adotadas nestas comemorações, mas saiba que não há nada de errado na ceia tradicional. 
 
Alimente-se!
O maior erro que você pode fazer, é não se alimentar durante o dia para comer mais no evento. Evite esse tipo de pensamento, alimente-se e faça pequenos lanches antes, uma dica é investir em frutas, castanhas ou frutas desidratadas. É muito importante que você siga este passo, para que você não chegue no evento com fome e assim possa raciocinar melhor sobre as suas escolhas. 


Veja suas opções 

Antes de iniciar a ceia ou confraternização, pense nas suas opções, escolhas fazem toda a diferença. Apesar das ofertas de comida e bebidas, pensar antes de montar seu prato pode te ajudar a fazer escolhas e controlar a sensação de fome e saciedade. 

 

1.    Comece pela salada de folhas, legumes e frutas, evitando sempre que possível, as que tenham mais molhos como a maionese e creme de leite. 


2.    Em seguida sirva-se com carne, aves e peixes, estes são excelentes fontes de proteína e você terá uma maior sensação de saciedade. 


3.    Deixe as guarnições por último, elas serão o complemento do seu prato. Veja suas opções, mas evite também as que contenham muitos molhos. 

Uma dica: pense em uma proporção para cada tipo de alimento e divida em porções na montagem do seu prato. 
 

Bebidas antes, durante e depois da ceia
Opte sempre por água, água de coco ou sucos. A ingestão de água pode melhorar sua percepção a fome. Evite bebidas alcóolicas, mas caso opte, prefira o espumante ou vinho, que além de serem menos calóricos, ainda contém uma boa quantidade de resveratrol, um polifenol naturalmente presente na uva.

 

Depois da ceia você também pode tomar algum chá digestivo.


1.    Erva doce
2.    Erva cidreira
3.    Hortelã
4.    Gengibre
5.    Boldo
6.    Camomila
7.    Sálvia
8.    Carqueja
9.    Anis estrelado
10.    Funcho

 

Você pode tomar de 1 até 3 ervas misturadas na infusão. 
 
Volte a sua rotina
Mesmo que você tenha exagerado, mantenha sua rotina alimentar. Chutar o balde e ter pensamentos negativos sobre sua ingestão terá consequências maiores. Busque o quanto antes, voltar a rotina de alimentação saudável e exercícios, isso terá uma repercussão maior na sua qualidade de vida. Nosso dia-a-dia importa mais do que uma refeição eventual. Não deixe de participar de eventos e confraternizações, ter uma vida social também faz parte da nossa qualidade de vida, precisamos apenas saber fazer escolhas mediantes as opções.


A tentação das sobremesas 

Sim! Essa pode ser a parte mais difícil e mais esperada da noite. Se você participa de muitas comemorações, vale ter um pouco mais de cautela nesta parte da refeição, opte por sobremesas que utilizam frutas ou as que contenham chocolates acima de 60%. O importante é ter cuidado na porção a ser consumida. 

 

Caso tenha dúvidas ou precise de uma orientação mais direcionada, busque uma ajuda profissional. 

 



Texto por Gabriela Castro - Nutricionista e Colunista do Blog ZAZEN

Please reload

ÚLTIMAS POSTAGENS

Please reload

ARQUIVO

Please reload

TAGS

ESPAÇO ZAZEN - Mais que um espaço, um estilo de vida!

Rua Novinda Pires, nº15, Bairro Aldeota - Fortaleza/CE - Brasil

zazenespaco@gmail.com |Telefone - 85 21816751

 

©2018 by espaço zazen