logo preta zazen.png

bloG

Café - Porque valorizar os produtos locais?

October 7, 2018

Vem crescendo uma onda de valorização dos produtos e culturas locais. Demorou, mas chegou e chegou com vontade. Essa onda de valorizar o que é nosso, e todos nós só temos a ganhar com isso...

 

Muitas vezes a produção em pequena escala, os trabalhos manuais, conectam as pessoas à sua essência, sua ancestralidade. Dessa forma tem-se não apenas um produto, mas a valorização de uma cultura. Os saberes permanecem, a raiz de um povo se solidifica.

 

E é sempre bom lembrar os bons motivos para aderirmos a esta nova onda do comércio:

 

Produtos Locais São Frescos.

Produtos locais viajam uma distância muito menor e mantém sua aparência, sabor e nutrientes. Um alimento fresco e com boa aparência é ótimo, já que os clientes comem primeiro com os olhos.

 

Produtos Locais Ajudam Economias Locais.

Você não só fortalece os negócios da sua região, mas também fortalece as relações com as pessoas das empresas que estão próximas de você. Nunca será uma má ideia.

 

Menos lixo, desperdício e poluição. 

Com menos tempo de transporte, o produto local utiliza menos embalagem, gerando um volume menor de lixo e desperdício. Reduzindo o transporte, reduz também as emissões de carbono na atmosfera.

 

Produtos Locais Protegem o Meio Ambiente.

Pequenas fazendas são menos agressivas ao meio ambiente do que plantações em larga escala. Usam menos energia para colheita e transporte. Além disso, muitas fazendas de pequeno porte têm produtos orgânicos (mas não são todas) e não usam pesticidas, hormônios e outros químicos.

 

Como consumidores, podemos ajudar também sendo exigentes. Ao pesquisar melhores preços, opções e ouvir sugestões, nós estimulamos a competitividade entre as empresas locais, que a partir disto irão buscar soluções para se destacar no mercado e priorizar a qualidade em seus produtos, serviços, preços e principalmente, atendimento.

 

E porque estou falando disso, o que isso tem haver com o café, e com o nosso Espaço Zazen? Tudo. O Zazen, vem com o intuito de valorizar o regionalismo e nossos produtores locais, portanto o café não fica de fora. Buscamos cafés de produtores do nosso estado, que plantam o café de preferência de forma sombreada e orgânica. Mas o que seria essa plantação de forma sombreada?

 

São mudas de café consorciadas com plantas florestais ou árvores frutíferas. As opções para provocar o sombreamento na cultura são inúmeras e devem ser escolhidas de acordo com o solo, clima, relevo e objetivo final do produtor, que pode ser geração de renda a curto ou longo prazo, e adubação verde. Dentre as principais culturas, destacamos o mogno africano, o cedro australiano, banana (Prata Comum), pau pereira, seringueira, feijão, mamão (Carica papaya), abacate, macadâmia, como opções que não prejudicam o desenvolvimento do cafeeiro, com o sombreamento não ultrapassando 25% (condição favorável ao desenvolvimento do café).

 

E as vantagens desse modo de plantação são várias:

  • A produção de café sombreada por florestas ou outras culturas que tenham esse efeito é classificada com vantajosa, uma vez que as interferências climáticas, excesso de sol e ventos são minimizados, fazendo com que a qualidade e a uniformidade do grão sejam superiores Isso propicia ao fruto condições para desenvolver as propriedades organalépticas que conferem qualidade à bebida. Assim, os grãos podem apresentar peneiras maiores, boa formação e melhor qualidade de bebida.

  • Diminuição da bianualidade do café: o cafeeiro, quando cultivado a pleno sol, exibe anos de alta e baixa produção. Em anos de alta, a superprodução de frutos atua como um forte dreno de metabólitos e esgota as reservas das plantas, comprometendo o crescimento e a produtividade do ano seguinte.

  • A quantidade de defensivos aplicados também diminuiu, pois o café do consórcio fica mais resistente.

Exemplo de café consorciado

 

 

Um dos produtores locais, que faz parte da Rota Verde do Café, é o Sítio São Roque de Mulungu.

 

Você já conhece nosso café local? Se interessou em conhecer? Tem algum café para indicar? Estamos aberto a opiniões.

 

Venha para o Zazen e conheça essa e outras delícias da nossa cultura (em breve).

 

 

Anayara Fernandes

Barista e Colunista do Blog Zazen

 

 

Please reload

ÚLTIMAS POSTAGENS

Please reload

ARQUIVO

Please reload

TAGS

ESPAÇO ZAZEN - Mais que um espaço, um estilo de vida!

Rua Novinda Pires, nº15, Bairro Aldeota - Fortaleza/CE - Brasil

zazenespaco@gmail.com |Telefone - 85 21816751

 

©2018 by espaço zazen