logo preta zazen.png

bloG

Gravidez e Yoga

September 16, 2018

Movimento e conexão com a nova vida

 


Estou grávida! E agora?


Junto com o turbilhão de emoções também chega a famosa ansiedade, mas ela faz parte do processo! As futuras mamães estão não somente esperando a chegada dos bebês, mas estão cheias de dúvidas. O que pode e o que não pode comer, beber, fazer e praticar?


Pensando nessas dúvidas tão comuns, resolvemos conversar um pouquinho sobre a importância de se manter em movimento durante a gestação. O Yoga pode ser um aliado não somente para preparar o corpo para o momento do parto, mas também para manter a saúde em alta para amamentar e criar os filhos com energia e força. Tudo com muita serenidade para atravessar também o famoso puerpério, período de fusão entre mulher e bebê e a inserção no novo mundo com os novos papeis de mãe e filh@.


Yoga na Gestação


A prática de yoga na gestação ajuda a preparar as mulheres para o parto, favorecendo o fortalecimento do corpo e da mente e a redução da sensação de cansaço, aprendendo a respirar e trabalhando o condicionamento físico para realizar boas posturas e movimentos na hora do trabalho do parto e expulsivo.


Além disso, traz equilíbrio e saúde física, mental e emocional, estimula a confiança das mulheres e faz com que elas se sintam empoderadas ao longo desses nove meses de gestação, preparando-a para o nascimento da nova mulher: ‘a mãe’.


Alguns dos benefícios da prática durante a gravidez:

 

  • Força, Flexibilidade, Equilíbrio

  • Redução de estresse

  • Respiração

  • Equilibro mental

  • Melhora no sono

  • Conexão com si mesma

  • Conexão com @ bebê

  • Autoconhecimento

  • Melhora a postura, força, estabilidade e flexibilidade

  • Reduz a necessidade de intervenção médica, uso de químicos para acelerar as contrações e realização de cesárea durante o parto

  • Traz efeitos saudáveis sobre o desenvolvimento e crescimento do feto devido ao fluxo hormonal da mãe

  • Devolve uma boa recuperação mais rápida no pós-parto

 

Nunca pratiquei, posso começar?


PODE. Sempre é um bom momento para começar uma prática. Consulte com o seu GO Obstetra, uma vez que são descartados fatores de risco clínicos, que indiquem repouso, você terá o OK para começar. Sim, desde o início da gestação!

 

Qual modalidade posso praticar?


Existem inúmeros métodos e estilos de prática. O ideal é você procurar um especialista em Yoga para gestantes, independentemente do método. Se você já pratica faz algum tempo ou tem um bom condicionamento físico e já realizava atividade física com regularidade, não é necessário procurar uma turma de gestantes. Você pode consultar se o seu professor está capacitado para guiar sua prática com as adaptações necessárias para cada trimestre.


Agora se você nunca praticou Yoga, ou leva uma vida mais sedentária do que ativa, seria uma boa ideia procurar um especialista em gestantes ou aulas de turmas de gestantes. Desta forma, a prática não somente será guiada para todas por igual, mas você terá a chance de conhecer
outras futuras mães e compartilhar um momento ‘de igual à igual’.


Até quando posso praticar?


Até o dia do parto se quiser! Mas desde que seu GO Obstetra dê o OK e você se sinta com
energia suficiente. Lembrando: praticar Yoga não significa fazer posturas complicadas, inversões
e força. Você pode fazer uma linda prática suave, cheia de exercícios de respiração e flexibilidade! Ou até mesmo posturas de força e apertura de quadril. Mas sempre, procure acompanhamento de um especialista em Yoga para gestantes.


Com que frequência posso praticar?


As práticas podem variar de 1 a 7 vezes por semana, de acordo com a sua rotina diária. A prática de atividade física é benéfica sempre. Se você conseguir fazer pelo menos trinta minutos de qualquer pratica que coloque seu corpo em movimento, já é suficiente. Agora se você conseguir encaixar na sua rotina e fizer da prática um hábito diário, todos os dias, você começará a perceber os benefícios com maior rapidez.


Mãe saudável, bebê saudável


Uma boa prática de Yoga traz inúmeros benefícios tanto pra mãe quanto para @ bebê. Sem dúvidas é um tempinho de paz e tranquilidade para estar em conexão consigo mesma e com a nova vida que está chegando.


Então, você está gravidinha? Não espere mais! Obtenha o OK do seu GO Obstetra e procure o especialista em Yoga para gestantes mais próximo de você e desfrute da plenitude que o Yoga transmite!

Please reload

ÚLTIMAS POSTAGENS

Please reload

ARQUIVO

Please reload

TAGS

ESPAÇO ZAZEN - Mais que um espaço, um estilo de vida!

Rua Novinda Pires, nº15, Bairro Aldeota - Fortaleza/CE - Brasil

zazenespaco@gmail.com |Telefone - 85 21816751

 

©2018 by espaço zazen