logo preta zazen.png

bloG

Depressão - o Yoga pode ajudar?

September 8, 2018

 

 

Você sabia que uma das maiores causas de suicídio é a depressão, uma doença psiquiátrica que incomoda e traz inúmeros sofrimentos? Que em casos de depressão, algumas pessoas choram muito, se isolam, não sentem mais prazer nas coisas simples da vida e possuem muitos pensamentos ou atos suicidas? 

 

Pouca gente percebe a importância do assunto e muitas pessoas ainda consideram tabu falar a respeito. Pensando nisso foi criada a campanha Setembro Amarelo, que busca a conscientização sobre a prevenção do suicídio. Aproveitando o momento de mobilização, o Zazen busca ajudar nesse esclarecimento. Por isso, vamos explicar como uma terapia alternativa como o Yoga pode auxiliar na prevenção da depressão, um dos maiores vilões causadores de suicídios.

 

O que é a depressão?

 

A depressão é um transtorno psiquiátrico que apresenta sintomas como tristeza prolongada, perda de interesse, falta de energia e de apetite, ausência de prazer e oscilações de humor que podem culminar em pensamentos suicidas (o acompanhamento médico é imprescindível tanto para o diagnóstico quanto para o tratamento adequado).

 

Yoga contra a depressão? SIM!

 

"A prática é uma grande aliada na luta contra os estados depressivos."

 

O Yoga combina exercícios corporais como uma respiração mais consciente e profunda, além da meditação. Ajuda a desacelerar o ritmo, traz o foco para si, estimula e acalma não só as emoções, mas também o metabolismo e o sistema nervoso. Assim, a prática é uma grande aliada na luta contra os estados depressivos, agindo também contra outras dificuldades que agravam a doença como: estresse, ansiedade, insônia e falta de energia. Veja como os principais elementos do do Yoga atuam em nosso corpo e mente:

Respiração: No Yoga a respiração passa a ser consciente. Quando a mente aprende a controlar a respiração experimenta-se momentos de tranquilidade e bem-estar, uma experiência contrária ao que se vive num quadro depressivo.

 

Relaxamento: o Relaxamento permite perceber as zonas de tensão no corpo, permitindo entrar num processo que ajuda no controle de certas dores físicas provocadas pela tensão muscular.

 

Ásanas: para quem ainda não possui familiaridade com os termos do yoga, os ásanas são as posturas físicas realizadas durante a prática. Os asanas ajudam a conhecer o próprio corpo e a perceber pequenas anomalias posturais e desconfortos físicos, gerando mais autoconhecimento e controle.

 

Meditação: O yoga também permite identificar certos pensamentos, de modo a gerir melhor o processo mental o que leva a um distanciamento emocional. Ganha-se uma nova perspetiva dos pensamentos e emoções que nos regem.

Os benefícios são diversos

 

O Yoga já é considerado um patrimônio histórico da humanidade, e muito mais que uma prática física e espiritual. Estudos revelam que o Yoga aumenta muito os níveis de uma substância chamada ácido gama-aminobutírico (GABA) no cérebro. Essa substância praticamente desaparece do sistema nervoso em situações de ansiedade e nervosismo, mas sua abundância é relacionada ao oposto, relaxamento e tranquilidade.

Portanto, podemos recomendar o Yoga como uma abordagem complementar em conjunto com abordagens padrões oferecidas por psicólogos e psiquiatras. 

 

 

*O Centro de Valorização da Vida (CVV), é uma organização não governamental fundada em busca de  valorizar a vida e prevenir o suicídio através de apoio emocional, atendendo de maneira voluntária e gratuita, qualquer pessoa que precise conversar sobre como se sente, sob total sigilo. As ligações para o CVV são gratuitas através do número 188, a partir de qualquer linha telefônica fixa ou celular. Não hesite em pedir ajuda. 

Please reload

ÚLTIMAS POSTAGENS

Please reload

ARQUIVO

Please reload

TAGS

ESPAÇO ZAZEN - Mais que um espaço, um estilo de vida!

Rua Novinda Pires, nº15, Bairro Aldeota - Fortaleza/CE - Brasil

zazenespaco@gmail.com |Telefone - 85 21816751

 

©2018 by espaço zazen